domingo, 8 de abril de 2012

Não estás deprimido, estás distraído.



Facundo Cabral , poeta, cantor/ trovador, argentino. (1937/2011).

"Não sou de aqui, nem sou de lá"...cantava ele. E era verdade, porque ficou sendo de lado nenhum, e no entanto de todos os lados, até se estabelecer nos nossos corações como morada definitiva.  A seguir ao texto fica um vídeo em que ele nos conta de onde era. O Facundo sofreu, como ninguém, uma infância miserável, de fome e infortúnio. Preso por razões diversas, acabou finalmente deportado do seu país, onde regressou anos mais tarde.
Que a força interior que reencontramos nos seus versos sirva de inspiração a cada um de nós.



Ficam aqui alguns fragmentos de "Não estás deprimido, estás distraído"

"Não estás deprimido, estás distraído; distraído da vida que te habita, tens coração, cérebro, alma e espírito. Então como podes sentir-te pobre e infeliz?
Distraído da vida que te rodeia: golfinhos, bosques mares, montanhas, rios...

Não caias no que caiu o teu irmão que sofre por um ser humano quando no mundo há cinco mil seiscentos milhões. Além disso, não é tão mau viver só. Eu passo bem, decidindo a cada instante o que fazer, e graças à solidão me conheço, o que é algo fundamental para viver.
Não caias no que caiu o teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés conduziu o êxodo aos oitenta, e Rubinstein interpretava Chopin como ninguém, aos noventa. Só para citar dois casos conhecidos.

Não estás deprimido, estás distraído.

Por isso crês que perdeste algo, o que é impossível porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo da tua cabeça, portanto não podes ser dono de nada. Além disso, a vida não te tira coisas, a vida te liberta de coisas, te alivia para que voes alto, para que alcances a plenitude. Do berço ao túmulo , vivemos numa escola, por isso o que chamas problemas são lições. Não perdeste ninguém, quem morreu simplesmente se adiantou, para lá, todos vamos. Além disso, o melhor, segue no teu coração, é o amor.

Quem poderia dizer que Jesus está morto? Não existe a morte: existem mudanças. E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, Michelangelo, Whitman, Stº Agostinho, Madre Teresa, teu avó e minha mãe, que acreditavam que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com demasiadas coisas, e nos afasta porque nos torna desconfiados.

Faz apenas o que amas e serás feliz. Quem faz o que ama está benditamente condenado ao exito que chegará quando deva chegar, porque o que deve ser, será, e chegará com naturalidade. Não faças nada por obrigação nem por compromisso, apenas por amor. Então haverá plenitude. E nessa plenitude tudo é possível e sem esforço, porque te move a força natural da vida, a mesma que me levantou quando caiu o avião que levava a minha mulher e a minha filha; a que me manteve vivo quando os médicos me diagnosticaram três ou quatro meses de vida.

Deus encarregou-te de um ser humano, e és tu próprio. A ti te deves de ser livre e feliz. Depois, poderás partilhar a vida com os demais. Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho, e decide agora mesmo ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
Aliás, a felicidade não é um direito, senão um dever, porque se não fores feliz estarás levando amargura a todos os que te amam.

.../...

Não, não estás deprimido, estás distraído!


Partilhemos uma canção do facundo; ela traduz o seu pensamento:

"No soy de aqui, ni soy de allá".....De um trovador de todo o mundo, de todos nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário