sábado, 28 de abril de 2012

O mistério das pedras esféricas

A questão que se coloca é como povos tão distantes, e de culturas tão diferentes tiveram a mesma ideia: fabricar esferas de pedra. Apareceram por toda a parte, desde Porto Rico, Nova Zelândia Bósnia, China, México, Brasil, Argentina, Republica Checa, Ilha de Pascoa,Venezuela, Espanha, Marrocos...

Os autores das esferas permanecem desconhecidos, e nos países onde foram encontradas, os povos não as reclamam como legado cultural dos seus antepassados. Em alguns casos, lendas locais reportam a Deuses vindos do céu, montados em dragões de ferro, como criadores das esferas. Claro que lendas há muitas, mas para além de lendas vejamos quais são as explicações que nos restam.

Em verdade parece que os diversos países, e a comunidade cientifica em geral,  não se tem esforçado muito para fornecer uma explicação razoável. Eis aqui algumas das fábulas que os cientistas de serviço pretenderam nos fazer engolir: as bolas de pedra encontradas em Marrocos, todas elas bastante pequenas, serviriam par artilharia de canhão. Pequeno inconveniente: estando soterradas em Cartago, fundação romana, ainda não se conhecia a pólvora. Nem valeu alegar que poderiam ter servido de objectos de outro tipo de arremesso guerreiro, pois não se percebe porque haveriam de ter sido polidas.

E assim à medida que estamos numa ou noutra região vão-se dando tantas como disparatadas explicações cientificas para explicar a existência daquelas pedras esféricas; na Nova Zelândia, o discurso oficial é que são maravilhas da ....natureza. As do México, são de origem vulcânicas...embora não exista nenhum vulcão por perto, nem remotamente extinto. As de  Bósnia estão em estudo, as de Espanha vulcânicas, as da china não se sabe, as de Venezuela, oficialmente nem existem, e as de Porto Rico, lá se aventuram a afirmar que são artificiais. Bem a verdade é que ninguém sabe.



De dez centímetros a três metros de diâmetro, de algumas centenas de gramas a vinte toneladas de peso, há para todos os gostos. Ora formadas por granito, ora por arenito, ora por rocha plutónica, ou ainda composta por coquina, uma rocha calcária, parece não haver padrão comum, a não ser a forma geométrica,  a origem desconhecida, o método de fabricação ignorada e o  incógnito propósito a que se destinavam.

Há daqueles mistérios antigos que se adensam à medida que o tempo decorre; na Nova Zelândia descobrem-se em 1848, na Bósnia em 1938, na China em 2007, na Venezuela em 2008...e continuam a aparecer as misteriosas esferas um pouco por toda a parte, sem que nada as possa relacionar entre elas.  A datação com carbono 14 apenas serve para aferir a datação de elementos orgânicos, consequentemente não é aplicável nestes casos.


Portanto a idade, o significado, o uso, o contexto cultural, o método de fabrico e os autores "do crime", em suma tudo, permanece absolutamente especulativo. Uma coisa é certa: nada sabemos!

1 comentário:

  1. Olá! Queremos convida-lo a conhecer e divulgar seu site no Midiafire - Agregador e indexador de links.

    Sucesso!

    Equipe Midiafire

    ResponderEliminar